quinta-feira, 25 de outubro de 2012

“História da Igreja” em vídeo-aulas gratuitas


Professor Felipe Aquino apresenta a série “História da Igreja” em vídeo-aulas gratuitas
fonte: http://blog.cancaonova.com/webtvcn/2012/06/historia_igreja/




“Auxiliar aos fiéis cristãos católicos a conhecer as riquezas históricas da Santa Igreja”. Este é o motivo pelo qual professor Felipe Aquino iniciou a série “História da Igreja” em seu programa “Palavras de Fé“.

Nesta série, você é convidado a conhecer fatos e situações de grande importância na vida da Igreja Católica, desde o momento em que a história da humanidade se divide em antes e depois de Cristo, e cronologicamente, até os dias atuais. Os Concílios, as grandes Heresias e a Santa Inquisição são alguns dos temas abordados neste programa, em vídeos curtos, com linguagem simples e de fácil entendimento. Siga a listagem abaixo e acompanhe, vídeo a vídeo, a série “História da Igreja”.


Vídeo Tema Descrição
001 Nova Série: A História da Igreja Vídeo de apresentação do programa Palavras de Fé, sobre a série “História da Igreja”.
002 Dividindo nosso estudo sobre a Igreja Vamos dividir em quatro partes nosso estudo sobre a História da Igreja.
003 Primeiro Período da História da Igreja Professor Felipe Aquino explica o início da história da Igreja até a queda do Império Romano, do ano 0 até 453.
004 Jesus nasceu no ano 0? Em quais circunstâncias se deu o nascimento de Jesus Cristo?
005 A vida pública de Jesus A vida pública de Jesus, os Seus milagres e o apogeu do império romano, são abordados nesse vídeo.
006 Por que Cristo instituiu a Igreja? A instituição do Santo Magistério e da Igreja de Cristo são os assuntos desse programa.
007 A Igreja é infalível? “O Poder da Igreja vem de Deus”, Com essa afirmação, o Professor Felipe Aquino explica por que a Igreja é invencível. Conheça mais sobre a grandiosa história de nossa fé na série “História da Igreja”.
008 A conversão de Constantino Neste vídeo, da série A História da Igreja, Professor Felipe Aquino nos fala do momento em que foi decretado o fim da perseguição e a instituição do cristianismo como religião oficial do império romano e também começa a falar das grandes heresias enfrentadas pela igreja nos primeiros séculos.
009 Novo Testamento: Registro da História Os escritos bíblicos do novo testamento mostram as promessas que Cristo fez para a Igreja, sendo registros do que Jesus pregava. Professor Felipe Aquino fala nesse programa sobre os acontecimentos a partir desses registros, aqueles que foram revelados aos apóstolos após a vinda do Paráclito.
010 Ciência e Fé: A existência de Jesus Acredite que Jesus realmente existiu! Professor Felipe reafirma essa verdade nesta série “A História da Igreja”, no programa Palavras de Fé.
011 A expansão da Igreja primitiva Após a morte de Cristo, os cristãos começaram a ser perseguidos pelo império romano, forçando-os a se espalharem pelas regiões próximas e assim, difundir e fecundar a semente do cristianismo. Sendo nesse movimento, os apóstolos Pedro e Paulo, seus maiores expoentes.
012 As Viagens Apostólicas de Paulo Com o crescimento e difusão do cristianismo, as viagens apostólicas de Paulo foram muito importantes para a realidade que o cristianismo estava vivendo.
013 A difusão do cristianismo Continuando a série História da Igreja, Professor Felipe Aquino faz um apanhado do primeiro século do cristianismo e explica um pouco mais sobre a difusão cristã.
014 A Perseguição Romana Vamos abordar aqui especificamente a perseguição romana nos primeiros séculos.
015 O problema das heresias Com este programa, Professor Felipe Aquino começa a explicar as principais heresias que o início do cristianismo enfrentou. Assista!
016 As heresias: Gnosticismo O gnosticismo foi uma das grandes heresias que a Igreja sofreu nos seus inícios. Descubra um pouco mais assistindo esse vídeo.
017 As heresias: Arianismo Professor Felipe Aquino explica o Arianismo, outra heresia que atingiu a Igreja nos primeiros séculos.
018 As heresias: Macedonismo Outra grande heresia que assolou a Igreja nos primeiros séculos foi o Macedonismo.
019 História da Igreja: O Concílio de Éfeso Descubra quais heresias o Concílio de Éfeso combateu.
020 As Heresias: O Monofisismo O Monofisismo foi outra grande heresia que a Igreja combateu.
021 Grandes Heresias: Monoteletismo Grande heresia que encontrou muitos adeptos, afirmando que Jesus possuía apenas a natureza divina, desprezando a natureza humana.
022 É certo ou não venerar imagens? Uma grande heresia foi responsável pela convocação do Concilio de Niceia II, o Iconoclasmo.
023 Quando o Império Romano caiu No ano de 476, o Império Romano caiu nas mãos dos Bárbaros. Professor Felipe Aquino explica esse momento histórico.
024 Podemos escolher quem evangelizar? Na queda do Império Romano, apenas a Igreja se manteve firme, e evangelizou esses novos povos.
025 O recomeço da civilização Daremos enfoque ao trabalho realizado pela igreja de evangelização e recomeço da civilização.
026 Grandes Doutores: Santo Agostinho Conheça o trabalho de evangelização realizado por Santo Agostinho com os bárbaros.
027 Santos da Igreja Primitiva “A santidade salvou a Igreja e a Igreja salvou o ocidente”.
028 Você sabe o que é Cesaropapismo? Neste episódio, descobra o que foi o Cesaropapismo.
029 As origens do Islamismo Profº. Felipe Aquino esclarece sobre as origens do Islamismo e o surgimento do alcorão. Relata também os obstáculos que ele ocasionou para o cristianismo.
030 O que é o Estado Pontifício? Conheça o momento histórico em que a Igreja perdeu o Estado Pontifício e o surgimento do Vaticano.
031 Quem foi Carlos Magno? Seguindo na história da Igreja, chegamos aos anos 800. Vamos aprender sobre o imperador Carlos Magno e o fim do Renascimento Carolíngio.
032 A Igreja católica é Divina! O século X afirma a divindade da Igreja. Descubra o porquê!
033 Nos momentos difíceis surgem os Santos! Na decadência moral da Igreja no século X se manifestou a ação do Espírito Santo.
034 Rompimento da Igreja Romana com a Ortodoxa No século XI aconteceu outro marco. Entenda como se deu o rompimento da Igreja Romana com a Igreja Ortodoxa.
035 A Igreja Romana e a Igreja Ortodoxa Descubra aqui outros motivos que levaram ao rompimento da Igreja Romana com a Igreja Ortodoxa.
036 Luta entre o império e o sacerdócio A relação dos Papas com Imperadores: Os motivos que levaram a Papa Gregório VII a excomungar o Imperador Henrique IV.
037 A imponência de nossas Catedrais Falaremos sobre as belíssimas catedrais européias e seus significados para a Igreja.
038 Catedral: experiência de céu As catedrais da Idade Média e suas representações artísticas, espirituais e históricas.
039 A primeira universidade A partir do século XI, surgiu a primeira universidade, tendo seu início dentro da Igreja Católica.
040 A realidade das universidades no século XI Conheça a realidade das primeiras universidades a partir do século XI, o cotidiano e a metodologia de ensino.
041 Os Concílios Ecumênicos Outros marcos importantes na História da Igreja foram os Concílios Ecumênicos realizados pela Igreja.
042 Inquisição: A Igreja abre o arquivo secreto Conheça os estudos que apresentam a verdade sobre os 6 séculos que se deu a Santa Inquisição, realizado pelos 30 melhores historiadores da atualidade.
043 Inquisição: Como conhecer e entender os fatos? Esclareça aqui muitos pontos comprovadamente distorcidos a respeito da inquisição.
044 O belo para Deus Prof. Felipe Aquino explica como as catedrais e as artes eram usadas para glorificar a Deus.
045 Inquisição: A cristandade & heresia Os principais motivos que levaram a origem da Santa Inquisição.
046 Quando a Igreja teve dois Papas. Vamos entender o cisma do Ocidente, o Exílio da Babilônia e o retorno do Papa para Roma.
047 História da Igreja: Crise no Papado Os motivos que gerou o conflito entre o Rei Felipe IV e o Papa Bonifácio VIII, ocasionando uma grande crise no Papado no século XIV.
048 Cativeiro da Babilônia Seguindo a história da Igreja, vamos conhecer o que foi o cativeiro da Babilônia, onde Papas foram exilados na França.
049 A queda de três antipapas Prof. Felipe explica o que eram os “antipapas” e como se deu a queda de três na mesma situação.
050 Queda de Constantinopla Outro marco da história antiga é a queda de Constantinopla, descubra quais fatos embasaram este evento.
051 Uma santa revolucionária Santa Joana D’Arc foi responsável por uma grane revolução. Conheça como se deu estes atos revolucionários.
052 Dificuldades da Igreja no século XIV O século XIV foi um período complicado para a Igreja, descubra quais dificuldades foram enfrentadas nesse momento.
053 O Concílio de Basiléia-Ferrara-Florença O Concílio de Basiléia-Ferrara-Florença foi realizado no ano de 1431 e durou 11 anos. Neste programa “Palavras de Fé”, Professor Felipe Aquino explica os importantes fatos que ocorreram neste concílio.
054 O Fenômeno do Conciliarismo Entre os séculos XIV e XV apareceu na Igreja um fenômeno conhecido por “Conciliarismo”. Professor Felipe Aquino te explica esse fenômeno.
055 O que é o Galicanismo? Um fenômeno que aconteceu no século XVI, onde os reis queriam autonomia para ter igrejas nacionais, este foi o Galicanismo!
056 O início do Renascimento 1453 é a referencia para o início da Idade Moderna, onde surge o renascimento. Professor Felipe Aquino comenta a relação desse momento histórico com a Igreja.
057 A investidura leiga: Papas Indignos A investidura leiga resultava em papas indignos, não preparados para assumir tal função. Um grande exemplo desses papas é Alexandre VI
058 A Reconquista Cristã da Espanha A retomada da Espanha pelos cristãos,que no início do século XVI estava sob o poder dos muçulmanos, foi um momento muito importante para a igreja.
059 A Igreja no descobrimento das Américas Qual foi a participação da Igreja durante as navegações e a descoberta da América, em 1492?
060 A evangelização das Américas O desejo de evangelizar foi um dos vários fatores que moveram as navegações para a descoberta das Américas.
061 As aparições em Guadalupe Na América Latina, no ano de 1531, aconteceu um fator importante para a evangelização, as Aparições de Nossa Senhora de Guadalupe.
062 As Indulgências na Igreja Católica Em 1514 pela primeira vez ouviu-se falar nas indulgências, mas você sabe o que elas são? Neste vídeo, Professor Felipe Aquino explica a origem e função das indulgências.
063 Martim Lutero e a Reforma Protestante Martin Lutero era monge agostiniano e doutor em filosofia, iniciou em 1517 a reforma protestante.
064 Os conceitos da Reforma Protestante Após Martim Lutero iniciar sua reforma, ouve várias ramificações, como a Calvinista, a Anglicana, e tantas outras mais. Conheça nesse vídeo alguns dos conceitos da reforma de Lutero.
065 Analisando a reforma de Lutero Aqui, Professor Felipe Aquino analisa os reflexos do movimento de reforma, realizado por Lutero, para a Igreja Católica.
066 Evolução da Reforma Protestante Na série História da Igreja, Professor Felipe Aquino comenta e explica a evolução da reforma protestante e suas ramificações.
067 O início da Igreja Anglicana Conheça o momento em que a Igreja Anglicana teve seu início, e também sua relação com a Igreja Católica.
068 A relação Igreja x Poderosos A Igreja sempre foi atacada com afirmações de que Ela, ao longo da história, foi aliada dos poderosos. Neste programa Palavras de Fé, Professor Felipe Aquino mostra que essa afirmação não é verdadeira.
069 Qual foi o erro de Lutero? Nesta série “História da Igreja”, Professor Felipe Aquino explica a origem do movimento protestante e questiona: “Qual foi o erro de Lutero?”
070 Cabe a quem interpretar a bíblia? De quem é o papel de interpretar a bíblia para os fiéis? Respondendo essa pergunta, professor Felipe Aquino utiliza da história da igreja para nos falar.
071 Concílio de Trento: A Sagrada Tradição A respeito do Concilio de Trento, Professor Felipe Aquino explica o valor da Sagrada Tradição, como depósito da fé.
072 Protestantismo: Mudanças na literatura bíblica No programa Palavras de Fé, Professor Felipe Aquino dá continuidade a série “Histórias da Igreja”, e aborda neste vídeo o cânon bíblico, que foi alterado pelos protestantes após a reforma.
073 A ideia de Pecado Original por Lutero O Concilio de Trento mudou a direção da Igreja Católica e muitos pontos foram revistos, principalmente por viverem em um momento pós reforma protestante. Um desses pontos foi o Pecado Original, que Lutero difundiu idéias bem diferentes das que a Igreja ensina.
074 Qual a função do Catecismo Romano? Qual a origem, função e importância do Catecismo Romano?
075 História da Igreja: As Guerras de Religião Um triste marco na história da Igreja são as guerras de religião. Neste vídeo, professor Felipe Aquino explica o contexto em que essas guerras aconteceram, e como tudo isso refletiu na Igreja Católica.
076 Noite de São Bartolomeu: Você conhece? Um dos tristes episódios da “História da Igreja” na Europa ficou conhecido por “Noite de São Bartolomeu”. Mas você conhece o decorrer dos fatos que resultou nesse episódio?
077 A Igreja no início do Século XVII Os acontecimentos no início do Século XVII que envolveram a Igreja Católica é o tema abordado por Professor Felipe Aquino.
078 O caso Galileu Galilei Muito comentado por todos mas conhecido por poucos, o caso Galileu Galilei é um momento importante da “História da Igreja”.
079 A origem da Ordem Jesuíta Na série “História da Igreja”, do programa Palavras de Fé, Professor Felipe Aquino fala sobre o início do século XVIII, e a origem dos Jesuítas.
080 Colonização: Relação entre Igreja e os Índios Nesse vídeo, conheça um tema polemico, a relação que a Igreja manteve com os índios, no período da colonização do Brasil
081 A relação entre Igreja e Escravidão A verdadeira, tão falada e polemizada, relação entre Igreja e Escravidão é o tema deste programa com Prof. Felipe Aquino.
082 O fim de uma grande Instituição Eclesial A Companhia de Jesus foi uma importante instituição da Igreja que, em meados do século XVI, passou por grandes percalços. Conheça aqui mais sobre essa instituição e os Jesuítas.
083 O Racionalismo e o combate da Fé Quais problemas o movimento Racionalista gerou para a Igreja? Neste programa, Professor Felipe Aquino explica este movimento que tentou se sobrepor a Fé.
084 A triste realidade da Revolução Francesa Tida por muitos como grandioso evento histórico, a Revolução Francesa se revela como um trágico episódio para a Fé Cristã. Professor Felipe Aquino fala a respeito desse momento histórico desconhecido por muitos.
085 A relação de Napoleão com a Igreja Conheça o momento em que se deu uma conturbada relação entre Napoleão e a Santa Igreja.
086 Século XIX: Momentos marcantes para a Igreja Em nossa série História da Igreja, Professor Felipe Aquino aborda o século XIX, e explica momentos marcantes deste período para a Igreja Católica.
087 Papa Pio IX: Os Dogmas de Fé Hoje Beato, Papa Pio IX foi um dos grande s Pontífices da Igreja. Professor Felipe Aquino nos fala mais a respeito da vida e realizações deste grande homem, nesta série História da Igreja.
088 A queda do Estado Pontifício Momento marcante na História da Igreja foi a queda do Estado Pontifício. Evento que ocorreu em meio a guerras, debilitando a estrutura física da Igreja na Itália.
089 O Papa é infalível? No ano de 1870, o Estado Pontifício foi invadido e teve seu fim, a Igreja perde grande parte do seu poder temporal. Neste momento, foi convocado o Concílio Vaticano I, onde foi proclamado o Dogma da Infalibilidade Papal. Entenda melhor este dogma aqui no programa Palavras de Fé, com Professor Felipe Aquino.
090 Qual é a doutrina social da Igreja? Você conhece a Doutrina Social da Igreja e a sua importância? Neste vídeo, Professor Felipe Aquino explica essa e outras coisas a respeito deste tema que sem sido tão polemizado ultimamente.
091 O século XX para a Igreja Católica Professor Felipe Aquino nos fala sobre a importância dos acontecimentos do Século XX para a Igreja Católica.
092 As perseguições contra a Igreja no Século XX Muitos atos cruéis e perseguições aconteceram contra a Igreja no Século XX, e o mais preocupante é que muitos desconhecem estes fatos. Assim, Professor Felipe Aquino nos conta sobre estes fatos bárbaros e muitas vezes esquecidos.
093 Marco do Séc. XX: O Concílio Vaticano II No dia 11 de Outubro de 1962, iniciou-se o Grande Concílio Universal Vaticano II. Os concílios são uma das riquezas da Igreja, demonstram a diversidade e unidade da Igreja Católica. Professor Felipe Aquino explica o que é, como funciona e qual a rasão de um concílio, em especial o Concílio Vaticano II.
094 João Paulo II: O Papa do Novo Milênio Em nosso curso da “História da Igreja”, dentro do programa “Palavras de Fé”, Professor Felipe Aquino nos fala sobre o Pontificado de João Paulo II, o Papa do Novo Milênio.
095 Os Grandes Feitos de João Paulo II Professor Felipe Aquino nos fala sobre os grandes feitos históricos do Papa João Paulo II e seu importante exemplo de vida para toda a humanidade.
096 Joseph Ratzinger: O Novo Bento! Após a morte de João Paulo II, o Cardeal Joseph Ratzinger é eleito para assumir o Trono de Pedro, tornando-se a partir de então o Papa Bento XVI. Professor Felipe Aquino fala-nos de suas origens, pensamentos, realizações e nos explica quais as razões levaram Sua Santidade a escolher o nome Bento XVI.
097 Os trabalhos do Papa Bento XVI Encerrando a série “História da Igreja”, Professor Felipe Aquino nos fala sobre o pastoreio de Bento XVI e os trabalhos e realizações daquele que comanda a Igreja Católica Apostólica Romana

Desejamos que, utilizando este pequeno curso, você realize um profundo estudo em busca do conhecimento, e assim fortifique as raízes de sua fé, dentro da Igreja instituída pelo próprio Cristo e confiada inicialmente às mãos de Pedro.

Deus o abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário