sábado, 2 de abril de 2011

O que é a verdade Part II - testemunho

“Não se vendem dois pardais por uma moedinha? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.” Mat10, 29-31.

Considere os pardais

Levantei-me bem cedo certo dia, antes do amanhecer e, sentei-me em uma cadeira, com o meu jornal e uma Bíblia, em um campo silencioso ao lado da minha igreja. É a hora do dia que eu mais amo, quando os pássaros estão cantando no mundo já desperto. Eu sempre fico maravilhado com a exuberância das aves no início da manhã. Que maravilhosa memória curta que eles têm! Eles começam cada dia de suas existências simples com uma sinfonia de louvor ao Senhor que os criou totalmente despreocupados com os cuidados ou planos. Às vezes, eu pensei em "considerar os pardais" e viver a simplicidade de suas vidas.

Sentei-me tranquilamente no meio do campo coberto de orvalho esperando o sol chegar, li a Escritura e meditava sobre estas questões que estavam me incomodando, colocando minhas preocupações diante do Senhor. A Bíblia me avisou para não "focar no meu próprio entendimento", então eu estava decidido a confiar em Deus para me guiar.

Eu estava pensando em deixar o pastorei, e vi três opções. Uma delas era retornar a liderança do ministério de jovens em uma grande igreja presbiteriana que havia me oferecido a posição. Outra era deixar o ministério completamente e voltar para a engenharia; e a outra possibilidade seria voltar para a escola e completar a minha formação científica em uma área que abriria ainda mais portas para mim profissionalmente. Eu tinha sido aceito em um programa de pós-graduação em biologia molecular na Universidade Estadual de Ohio. Eu refletia sobre essas opções, pedindo a Deus que guiasse os meus passos. "Uma voz audível seria ótimo", eu sorri, fechei os olhos e esperei a resposta do Senhor. Eu não tinha ideia de que forma a resposta viria, mas não demorou muito a chegar.

Meu devaneio terminou abruptamente quando um pardal voou alegre e fez cocô na minha cabeça! "O que você está dizendo para mim, Senhor?" Eu gritei com a angústia. Os trinados dos pássaros eram a única resposta. Não houve voz do céu (nem mesmo uma risadinha), apenas os sons da natureza despertando de seu sono em um milharal de Ohio. Seria um sinal divino ou simplesmente uma piada de pássaros sobre minhas preocupações? Em desgosto, dobrei a cadeira, agarrei minha bíblia, e fui para casa.

Mais tarde naquele dia, quando eu disse a minha esposa Marilyn sobre as três opções que eu estava pensando e que o incidente confuso com o pássaro, ela riu e exclamou, com sua sabedoria típica, "O significado é claro, Marcus. Deus está dizendo: Nenhuma das opções acima”!

Embora eu tivesse preferido um método menos humilhante de comunicação, eu sabia que nada acontecia por acaso, e que nem pardais, nem os seus excrementos caem na terra sem o conhecimento de Deus. Eu tirei dessa, pelo menos, uma sugestão cômica de Deus para permanecer no ministério.

Mas eu sabia que minha situação não estava resolvida. Talvez o que eu precisasse era de uma igreja maior, com um orçamento maior e uma grande quantidade de gente. Certamente eu ficaria feliz. Então, batia nesta tecla de que uma igreja "maior é melhor" e que eu iria satisfazer o meu coração inquieto. Dentro de seis meses, eu encontrei uma que eu gostava e cuja grande congregação parecia gostar de mim. Eles me ofereceram o cargo de pastor principal com uma equipe de funcionários no escritório e um orçamento dez vezes maior do que o que eu tinha na minha igreja anterior. O melhor de tudo isso foi uma Igreja evangélica forte com muitos membros que estavam ativamente interessados em estudar as Escrituras, era um grande ministério leigo. Eu gostava de pregar perante esta grande congregação que me aprovavam a cada domingo. No começo eu pensei que tinha resolvido o problema, mas depois de apenas um mês, percebi que algo maior não foi melhor. Minha frustração só cresceu em proporções maiores.

Eu dava vários sorrisos educados e brilhantes durante cada sermão, mas eu não estava cego para o fato de que, para muitos na congregação, minhas exortações apaixonadas para viver uma vida virtuosa apenas deslizou através de um verniz de religiosidade, como gotas de água sobre uma frigideira quente. Muitos diziam "grande sermão! Ele realmente me abençoou! "Mas eu sentia que o que eles realmente pensaram foi:" Isso é bom para outras pessoas, Pastor, para os pecadores. Mas eu já consegui. Meu nome já está nos cadernos celestes. Eu não preciso me preocupar com todas essas coisas, mas tenha certeza que concordo com você, Pastor, que temos de dizer a todos os pecadores para se acertarem com Deus."

Um dia encontrei-me diante do presbitério local, como porta-voz de um grupo de pastores e leigos que estavam defendendo a ideia de que quando usamos a linguagem dos pais para com Deus na oração comunitária, deveríamos chamá-lo de "Pai", e não "mãe”. “Defendi essa posição, apelando para as Escrituras e a tradição cristã”. Para meu espanto, percebi que eu representava a facção que estava em minoria e que estávamos lutando uma batalha perdida. Esse problema não seria resolvido por um bem fundamentado apelo à história da Escritura ou da Igreja, mas por uma votação. A maioria dos votos não seria dos liberais. Foi neste encontro que pela primeira vez reconheci o princípio anárquico que está no centro do protestantismo.

Estes liberais (gravemente errado como eles estavam em seu esquema para reduzir Deus às funções de mero "Criador","Redentor"e "Santificador", em vez das Pessoas do Pai, Filho e Espírito Santo), estavam apenas sendo bons Protestantes. Eles estavam simplesmente seguindo o curso do protesto traçado por eles, seus ancestrais teológicos como Martinho Lutero, João Calvino e outros reformadores. O lema da Reforma, "Eu não vou obedecer a um ensinamento a menos que eu acredite que isso é o correto e bíblico" estava sendo usado por esses protestantes liberais em favor de seu protesto contra nomes femininos para Deus. De repente me dei conta que eu estava observando o Protestantismo na plena glória solipsista no seu hábitat natural: protesto. "Em que tipo de igreja eu estou?" Perguntei-me desanimado como a votação foi realizada e a minha equipe perdeu.

Nessa época, minha esposa, Marilyn, que tinha se tornado diretora de um centro de vida para crise pós-gravidez, começou a desafiar-me a lidar com a inconsistência das nossas convicções firmes pró-vida e pró-escolha de nossa denominação Presbiteriana. "Como você pode ser um ministro de uma denominação que faz sanções a morte de bebês em gestação?", perguntou ela.

A liderança denominacional tinha cedido à pressão de feministas radicais, homossexuais, pró-aborto e outros grupos de pressão extremistas dentro da denominação e (embora aparentemente membros das congregações individuais possam ter opiniões pró-vida) e impuseram rigorosas orientações liberais sobre o processo de contratação de novos pastores.

Quando ela me acordou para o fato de que uma parte das doações de minha congregação enviada à Assembleia Geral Presbiteriana era mais para pagar por abortos, e não havia nada que eu nem a minha congregação pudesse fazer sobre isso, fiquei chocado.

Marilyn e eu sabíamos que tínhamos que deixar a denominação, mas para onde iríamos? Esta questão levava a outra: Onde vou encontrar um trabalho como ministro? Eu comprei um livro que listava os detalhes de todas as principais denominações cristãs e comecei a avaliar as várias das denominações que me interessavam.

Eu lia o resumo doutrinário e pensava: "Este é bom, mas eu não gosto sua opinião sobre o batismo", ou "Este é bom, mas sua visão do fim dos tempos é um pouco de exagero pra causar pânico, "Ou" Este soa exatamente como o que estou procurando, mas sinto-me desconfortável com o seu estilo de adoração. "Depois de examinar todas as possibilidades e não encontrar uma que eu gostasse, eu fechei o livro frustrado. Eu sabia que estava deixando o presbiterianismo, mas eu não tinha ideia para qual denominação direita eu poderia entrar. Parecia haver algo de errado com cada uma delas. "Pena que eu não posso personalizar a minha igreja ”perfeita", " Eu pensei comigo mesmo, melancolicamente.

Neste tempo um amigo de Illinois me ligou. Ele também era um pastor presbiteriano e tinha ouvido falar de boca a boca que eu estava planejando sair da denominação Presbiteriana. "Marc, você não pode sair da igreja!", ele repreendeu. "Você nunca deve deixar a igreja. Você está comprometido com a igreja. Não deve se importar que alguns teólogos e pastores estivessem fora do muro. Temos que ficar com a igreja, e trabalhar para a renovação do seu interior! Devemos preservar a unidade a todo o custo! "Se isso é verdade", eu respondi irritado: “Por que nós protestantes rompemos com a igreja em primeiro lugar”?

Eu não sei de onde essas palavras vieram. Eu nunca na minha vida tive nem mesmo um pensamento passageiro quanto a isso, a respeito se os reformadores tinham ou não direito de romper com a Igreja Católica. Foi à natureza essencial do protestantismo para tentar trazer uma renovação através da divisão e fragmentação. O lema da Igreja Presbiteriana é "reformada, sempre reformando". (Devo acrescentar: "e da reforma e da reforma, e a reforma e reforma, etc)

Eu poderia entrar para outra denominação, sabendo que, eventualmente, eu poderia passar para outra quando eu me tornasse insatisfeito, ou eu poderia decidir ficar onde eu estava e continuar me punindo por isso. Mas então como eu poderia justificar ficar onde eu estava? Porque eu não deveria retornar ao grupo anterior de presbiterianos que tinham ido desafiadoramente longe. Nenhuma destas opções parecia certo, então eu decidi que iria deixar o ministério até que resolvesse o problema de uma forma ou de outra. Voltar para a escola parecia ser a maneira mais fácil de tomar um fôlego de tudo isso, então me inscrevi em um programa de pós-graduação em biologia molecular na Universidade Case Western Reserve.

Meu objetivo era o de combinar a minha formação científica e teológica em uma carreira em bioética. Eu percebi que um Ph.D. em biologia molecular iria me dar um melhor destaque entre os cientistas do que uma licenciatura em teologia e ética. Além disso, conseguir um Ph.D. em teologia ou ética exigia aprender latim e alemão, e eu estava com 39 anos e percebi que as células do meu cérebro, já em declínio, não teriam todo este vigor mental.

O trajeto para o campus de Cleveland levava mais de uma hora em cada sentido, e para os próximos oito meses, eu tinha muito tempo de silêncio para a introspecção e oração.

Logo eu estava profundamente imerso em um projeto de pesquisa em engenharia genética que envolveu a remoção e reprodução de DNA humano retirado de rins homogêneos masculinos. O programa foi muito desafiador, mas eu adorei, mas em comparação com as complexidades de aminoácidos e ciclos bioquímicos, poderia estar lutando com conjugações do Latim e terminações de Declinação em alemão, pareceu de repente muito mais fácil.

O projeto me fascinou e me assustou. Eu apreciava o estímulo intelectual de investigação científica, mas também vi quão desumano um laboratório de pesquisa pode ser. Tecidos genéticos colhidos de cadáveres de pacientes falecidos na Cleveland Clinic foram enviados para nosso laboratório para pesquisa de DNA. Fiquei profundamente emocionado pelo fato de que este tecido tinha vindo de pessoas, pais e mães, filhos e avós, que outrora viveram, trabalharam, riram e amaram, mas que agora estavam mortos. No laboratório os frascos ordenadamente numerados de tecido foram apenas tubos de "materiais" experimentais que eram totalmente dissociados da pessoa humana a quem eles pertenceram.

Eu escrevi um ensaio sobre os problemas éticos envolvidos com o transplante de tecido fetal e comecei a falar a grupos cristãos sobre os perigos e as bênçãos da tecnologia biológica moderna. As coisas pareciam estar indo de acordo com o plano, pelo menos até que eu percebi que a verdadeira razão para o meu regresso à escola não era para obter um diploma. Foi assim que eu parei e comprei um exemplar do jornal local de Cleveland.

Uma manhã, depois de uma longa viagem em Cleveland, eu estava tomando café da manhã e matando o tempo antes da aula, tentando ficar acordado. Normalmente eu apertaria um pouco o tempo de estudo, mas esta manhã eu fiz algo inusitado: eu comprei um exemplar do The Plain Dealer. Como eu coloquei a moeda na máquina de jornal eu não tinha como saber que eu tinha chegado a uma encruzilhada importante na estrada e estava prestes a iniciar um caminho que me levaria para fora do protestantismo e direto para a Igreja Católica (Suponho que se eu soubesse onde ela levaria eu teria ido para o outro lado). Folheando, apenas sem maiores pretensões, me deparei com um pequeno anúncio que me chamou atenção: "Teólogo Católico Scott Hahn, vem para falar na paróquia católica local neste domingo à tarde."

Eu engasguei com meu café. "Teólogo católico Scott Hahn?" Não poderia ser o Scott Hahn que eu conhecia. Cursávamos juntos o Seminário Teológico de Gordon-Conwell há tempos atrás, no início dos anos 80. Naquela época ele era um calvinista convicto anti-católico, o mais firme no campus! Eu estava na orla de um grupo de estudo intenso calvinista junto com Scott, mas enquanto Scott e outros passavam longas horas vasculhando a Bíblia como detetives tentando descobrir todos os ângulos de todas as implicações teológicas, eu jogava basquete.

Embora eu não tenha visto Scott desde que a gente se formou em 1982, eu tinha ouvido o rumor obscuro por aí que ele se tornou católico. Mas eu não tinha pensado muito sobre isso. Ou o boato era falso, inventado por alguém que se sentiu ofendido (ou inveja) por causa da intensidade da convicção de Scott, ou então, Scott tinha se convertido. Eu me preparei para fazer uma hora e meia de viagem para descobrir. Eu estava totalmente despreparado para o que eu descobri.

continua (...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário