quarta-feira, 23 de março de 2011

O que está trazendo tantos católicos para casa? 2 parte


O que está trazendo tantos católicos para casa? 2 parte

Quando Deus escolhe uma metodologia para trazer de volta para a igreja os católicos afastados, Ele certamente escolhe espalhar o sucesso de um país a outro.

Isso parece ser o plano DEle com a campanha iniciada por Tom Peterson, um executivo de publicidade norte Americano, que colocou sua experiência e especialidade a serviço da igreja através da criação da campanha e site “Católicos, voltem para casa”

A Zenit fala sobre o futuro da campanha com o fundador e presidente durante sua recente visita a Roma para participar de uma conferencia: “Se comunicando com a igreja: Identidade e Diálogo” na Pontifícia Universidade de Santa Cruz.

Zenit: Que tipo de bons frutos estão nascendo com essa viagem particular para Roma, em que você foi inundado por solicitações de entrevistas e está em contato com muitos comunicadores internacionais da igreja? Você sente que talvez agora sua iniciativa o tenha levado a um novo papel de mostrar de uma forma muito simples e emocional a face positiva da igreja no meio de todas as conotações negativas e toda a publicidade que está ai fora hoje em dia?

Peterson: A Sagrada escritura, nas palavras de Jesus, é a “boa nova”. Em nossas viagens de fé, nosso amado Pai do Céu, Jesus e o Espírito Santo nos deu as boas novas. Mas o mundo secular quer nos dizer uma história diferente, o mal nos quer depressivos, nos quer focando na negatividade, não quer que vejamos a luz no fim do túnel, temos de viver no escuro. O que acho que aprendi nestas viagens é que há muita boa nova para dividir, e enquanto a imprensa secular, a mídia e as forças do mal do mundo querem nos derrubar focando em pessoas que não vivem como Cristo vivia, nós, como corpo de Cristo, como católicos batizados, devemos dividir a boa nova com o mundo. Quando fazemos isso, milagres acontecem, e corações mudam.

Tem um ditado: “A distância mais longa no mundo é de 18 centímetros entre a mente de alguém e o coração de alguém”. Quando vim a essa conferência eu estava me sentindo envergonhado porque muitos professores do mundo todo estavam se apresentando – mentes brilhantes de academia. Me senti movido a chegar aqui com uma mensagem muito simples: “Deus te ama”. E para comunicar isso, existem muitas formas criativas em que podemos tocar as pessoas no público geral com uma simples mensagem. Devemos imitar Jesus que saiu dos templos e foi onde as pessoas estavam. E onde elas estão? Estão assistindo televisão, usando a internet. Através dos meios modernos de comunicação de massa, podemos trazer esse evangelho, essa boa nova de Jesus um mundo que precisa, de esperança e cura. Quando fizermos isso, veremos grandes frutos.

Maravilhosamente, as pessoas têm se aproximado de mim em países como Espanha e Alemanha e outros ao redor do mundo e têm dito: “Amaríamos isso em nossa comunidade, você traria para o nosso país?” E me sinto muito abençoado pelo fato de que eles gostariam de ver isso em sua língua nativa, em português, espanhol, Frances, italiano e muito mais, e gostaríamos de atender a todos. Obviamente temos uma equipe pequena e uma capacidade limitada para tal, mas Deus vai fornecer se for vontade Dele meios para expandimos, e o que temos aprendido nos Estados Unidos um ótimo modelo para que nós agora possamos mudar culturalmente e assim cairemos em solos mais férteis, fazendo dublagens em línguas nativas em comunidades específicas, trocando algumas das cenas que são muito a cara dos Estados Unidos por coisas mais apelativas a cada país.

Por exemplo, os bons companheiros da Austrália gostariam que nós mostrássemos mais Santa Mary MacKillop, a nova santa patrona, e a imagem do Papa João Paulo II segurando um urso Coala, etc...imagens que na Austrália iriam abranger mais e fazê-los dizer: “Essa é a minha família a igreja”. Então existem cenas que podemos modificar para que a mensagem caia em solos mais férteis em varias comunidades.

Zenit: Qual é o futuro dos “Católicos, voltem para casa?”

Peterson: Nós atualizamos nosso web site desde dezembro, então está mais interativo, mais sincero. Estamos utilizando uma tecnologia de web 2.0, que faz a navegação ser mais amigavel, temos mais instrutores das principais questões morais e sociais do nosso dia-a-dia que as pessoas estão procurando saber, como informações de infertilidade, contracepções, aborto e vida, matrimonio e família, anulações. Como resultado da melhoria do site em dezembro, o nosso tráfego aumentou e as pessoas estão demorando seis minutos ou mais por lá, vendo mais de quatro paginas, o triplo do que era o mês anterior da mudança.

O que fazemos é pegar a mesma estratégia e mesma tecnologia do catholicscomehome.org e vamos fazer o mesmo com o www.catolicosregresen.org, e colocar tudo em espanhol e em diferentes dialetos apropriados para todos os países. Como um exemplo, nos Estados Unidos, em nosso “épico” temos uma cena da Quarta-feira de Cinzas e uma cena de nossa senhora de Guadalupe. Os testemunhos em espanhol falam sobre Nossa Senhora nos chamando constantemente para a casa de seu Filho. Eles usam termos como “família” nestes depoimentos. Um senhor hispânico fala sobre como ele era um profissional de um time de beisebol e trabalhava aos domingos, e como ele usava isso como desculpa para não ir a missas.

Nossos comerciais em inglês, espanhol e polonês gravados em Chicago – nosso épico em polonês também vai ao ar na PolSat (segunda maior televisão da Polônia) – foi feito com a benção do cardeal George da arquidiocese de Chicago. Descobrimos que milhões de pessoas na Polônia assistiam os anúncios da “Católicos, voltem para casa” em polonês durante o advento e o feriado de natal , desde que o sinal da PolSat começou a transmitir para a Polônia via satélite. Um amigo meu e do meu pároco estava visitando a família na Polônia e viu esses anúncios na televisão de lá. Então o Espírito santo nos levou para a mídia internacional antes de que planejássemos isso. Foi um benefício lateral, um presente de Deus.

Zenit: O que aprendeu ao embarcar nessa aventura santa?

Peterson: O principal que aprendi é que existe muita beleza escondida no mundo. Como católicos, somos presenteados com dons do Espírito Santo através dos santos sacramentos do batismo e confirmação, recebemos Jesus na Eucaristia, mas muitas vezes a mídia nos leva para longe. Deus tem um propósito e um plano para nossas vidas. Nós temos uma função unica como corpo de Cristo. Quando dizemos “Sim” para Deus e para fazer sua vontade em uma vida sacramental, as escamas caem dos nossos olhos, da mesma forma que Ele fez com São Paulo, e o mundo novo que estava escondido vêm para a vida. É uma aventura cheia de cor, paz e alegria. O que perdemos levando uma vida como católicos de meio expediente se tornou aparente para nós – agora podemos ver porque os outros têm alegria. Se dermos somente um passo em direção a Deus e nos virarmos a Ele como filhos pródigos, o Amado Pai vêm correndo até nós, e nos enche de graças.

Então eu encorajo todo mundo a dizer “Sim” para Deus, a tomar parte deste maravilhoso sacramento de reconciliação e a começar a ler a bíblia, para suplicar a Deus que os deixe chegar perto Dele. Deus vai honrar suas orações e você terá uma aventura, você terá um propósito um chamado em sua vida, vai descobrir um novo mundo de esperança e paz com Jesus.

Tradução: Thais Silfer
Revisão: Cezar Martins Fiorio

Nenhum comentário:

Postar um comentário