terça-feira, 15 de março de 2011

O que está trazendo tantos católicos para casa? 1 parte

O que está trazendo tantos católicos para casa?

Entrevista com o fundador da campanha, Tom Peterson.

Por Andrea Kirk Assaf

Roma, 4 de maio de 2010 (Zenit)

Parte 1


Começou como uma simples conversão, um momento em que a alma abre-se para a misericórdia e a graça de Deus. A partir daí, o Espírito Santo, trabalhando através desta alma e dos talentos particulares dados por Deus, tem multiplicado e ricocheteado essa mensagem de conversão ao redor do mundo através de um apostolado na Nova Evangelização, trazendo centenas de milhares de católicos afastados e até não católicos, de volta para Roma.

A alma em questão é a de Tom Peterson, um ex-executivo de publicidade norte americano que colocou seus conhecimentos e experiência à serviço da Igreja com a criação de anúncios e de uma web site: “Católicos, voltem para casa!!!”

A Zenit conversou sobre o passado, presente e o futuro desta campanha com o fundador e presidente durante sua recente visita a Roma para participar de uma conferencia: “Se comunicando com a igreja: Identidade e Diálogo” na Pontifícia Universidade de Santa Cruz.

Zenit: Como o Espírito Santo te inspirou a começar este apostolado?

Peterson: Eu fui a um retiro há 13 anos que mudou minha vida, e em frente à Eucaristia eu conheci o Deus do universo. Eu o conheci antes, mas por causa das distrações do mundo secular, eu comecei a me focar nos trabalhos e em adquirir mais coisas. Através da misericórdia e graça de Deus ele me convidou a me entregar neste retiro e eu disse Sim e minha vida inteira mudou.

Então eu tive uma profunda experiência em frente à Eucaristia, como a conversão de Saulo para Paulo. Eu nunca tinha perdido uma missa antes, mas eu nunca prestava muita atenção. Eu pensava no trabalho, ás vezes no que eu iria almoçar, eu saía do estacionamento e vivia numa zona cinzenta, em um mundo secular de segunda a sábado, e então ia por uma hora á igreja no domingo.

Eu vivia em vida morna. E, quando cresci na fé, percebi o quanto eu ainda tinha de aprender.

Zenit: Depois disso foi um processo lento de mudança ou as coisas aconteceram rapidamente?

Peterson: Obviamente o Bom Pastor está sempre olhando por nós, nos direcionando, então as coisas aconteceram antes e depois do retiro. Mas tudo começou a acelerar depois do retiro, quando eu disse: “OK Senhor, eu quero fazer a Tua vontade, o que o Senhor quer de mim?” O primeiro desejo foi me aproximar dos sacramentos, com confissão frequente, Eucaristia frequente, e comecei a ler a Bíblia. Comecei a ir à missa diariamente, e pedi a Deus para servir. Uns meses depois eu tive dois sonhos: um foi sobre um bebezinho que era colocado em uma mala e sufocado por um travesseiro, e eu ficava removendo os braços que empurravam o travesseiro e abençoando a criança com o sinal da cruz. O segundo sonho foi em que eu produzia algum tipo de anuncio de evangelização católico. Os dois sonhos na verdade se tornaram reais: Virtue Media, o nosso apostolado pró-vida, nasceu após esta tarde em que Deus me chamou para isso, para proteger os bebês e as famílias pela santidade da vida produzindo comerciais de televisão que iriam ao ar em todo o país, e em muitos casos até em outros países no mundo, ajudando garotas grávidas e famílias pós-abortivas, e ensinando a santidade da vida. Chamamos este apostolado de virtuemedia.org

O Segundo sonho se tornou realidade quando a Diocese de Phoenix me chamou de volta em 1997 e disseram: ”O Santo Papa João Paulo II, para a Nova evangelização, gostaria de convidar os católicos inativos a voltarem para casa para o Jubileu, você nos ajudaria? ”Eu disse, “com certeza”, esse foi o cumprimento do meu sonho, e esse foi o chamado que tive no meu retiro, para usar os talentos que Deus me deu, não para meu próprio beneficio, mas sim para a Igreja.
Então eu disse, “Sim, com certeza”, e fizemos uma versão bem simplista do “Católicos, voltem para casa”, em 1997. Conseguimos um espaço na igreja por duas semanas e meia na Diocese de Phoenix e, miraculosamente, 3.000 pessoas voltaram para a Igreja. Eu calculei o quanto investimos e disse: “Ei, são U$10 por alma. Esse é um retorno incrível de investimento. ”Esse programa de uma hora há anos atrás foi refeito e se tornou um apostolado em tempo integral, fiel ao magistério da Igreja. Temos um excelente conselho de assessores, muitos clérigos, consultores de negócios, teólogos leigos, autores católicos notórios, palestrantes que nos deram conselhos e se certificaram que o nosso comercial soasse como ensinamentos.
Então fizemos os comerciais novamente, sob a nova forma de comerciais épicos, mostrando a universalidade da igreja ao redor do mundo, comerciais como “filmes”, em que as pessoas são levadas a um profundo relacionamento com Jesus e falando de sua divina misericórdia, testemunhos de pessoas que deixaram a igreja por varias razões e voltaram pra casa, e como, miraculosamente, os resultados eram cada vez mais cheios de graça. Fomos em 12 arquidioceses e dioceses nos Estados Unidos – Chicago, Seattle, de volta a Phoenix novamente – e enquanto ainda estamos trabalhando com dioceses para calcular as estatísticas finais, parece que mais ou menos 200.000 pessoas voltaram para sua fé ou se converteram, o que é uma grande benção, e a maioria das dioceses, com base nas estatísticas iniciais, tiveram um crescimento de 11%.

Zenit: Vocês coletam todas as estatísticas de retorno ou da formação de novos católicos influenciados pelos anúncios nessas dioceses?

Peterson: As dioceses fazem este trabalho, e às vezes eles chamam estatísticos para mostrarem se suas análises estão corretas. Eles olham os dados do censo, normalmente coletados das missas de outubro, e comparam com as contas da iniciativa “Católicos, voltem para casa”, então eles olham a diferença, depois de administrar o que talvez possa afetar os números. Então em Phoenix tivemos um crescimento de 12%; no Corpus Christi, 17,5% Até agora a média parece ter sido de 11% ao redor do país mostrando que não somente os católicos inativos voltaram a sua fé, mas para a nossa surpresa, não-católicos, protestantes e assim por diante, estão se convertendo para nossa fé depois de terem visto os anúncios, visitando o website e sendo tocados pelo Espírito Santo. Um jovem chamado Harrison estava inscrito em uma universidade protestante, mas já não sentia que sua fé estava profunda o suficiente, quando ele foi ao site “Católicos, voltem para casa” disse: “Isso é exatamente o que estava procurando”. Há um ano ele se converteu ao catolicismo, e agora está inscrito na Universidade Católica Ave Maria, na Flórida.

Uma outra história maravilhosa foi a de um homem chamado Adrian, do Colorado. Ele nasceu católico mas não se aprofundou na fé. Ele deixou essa fé e se tornou ateu, junto a sua esposa e seus filhos. Quando entrou no site “Católicos, voltem para casa”, e viu o anuncio épico que mostrava uma história linda e espiritual de todas as realizações da Igreja, as coisas fizeram sentido para ele. Quando ele ouviu: “Nós somos católicos, bem vindo de volta pra casa”, ele disse, “Senti como se o Espírito Santo tivesse me tocado, e eu tinha que conhecer mais”. Há um ano atrás ele voltou pra casa Católica com sua esposa e filhos e eles foram recebidos na Páscoa de 2010. Ele disse : “Eu costumava falar para as pessoas saírem da igreja, agora estou ensinando a fé católica para as pessoas e as trazendo de volta para a igreja”.

Zenit: Como pode um ateu olhar a “Católicos, voltem para casa”?

Peterson: Tentamos descobrir o porquê de estar no Colorado, mas não pensamos em nenhuma comunidade particular, então, obviamente através do Espírito Santo, enquanto surfava na internet ou enquanto ele estava em um restaurante e passou o comercial na TV. Não temos certeza, mas obviamente foi uma obra do espírito santo e não diretamente trabalho nosso, porque ele nos encontrou ao invés de nós encontrarmos ele.


Zenit: Vocês também vão ao ar em canais seculares?
Peterson: Em todo o tempo, de fato a maioria das vezes estamos no ar em canais seculares. Nossas estatísticas mostram que mais ou menos 1 milhão de pessoas de 80 nações diferentes viram o anuncio através do site, alguns até no Oriente Médio. Normalmente esperamos pessoas da Itália e Irlanda nos assistirem porque eles ao menos são conhecidos como países católicos, mas quando pessoas do Qatar ou outro país que não é tradicionalmente católico nos assiste, parece um milagre. Então é assim que a internet funciona, como uma mensagem viral indo pelo mundo inteiro onde um amigo ou membro da família talvez tenha visto ou ouvido algo sobre um email e quem sabe isso se difunda dessa maneira, ou através de vários mecanismos de busca na internet, ou facebook, mídia social, blogs, as pessoas acabam tropeçando na gente.

Mas a grande maioria das pessoas que ouvem a mensagem de esperança e redenção no amor de Jesus por eles os vê no canal secular. Nós normalmente colocamos no ar os anúncios por seis meses em determinada diocese, de forma pesada para que a média de pessoas assistam duas ou três vezes ao dia. Temos 25 anúncios diferentes, com vários testemunhos, temos o “filme” e o “épico” em diferentes tamanhos e diferentes línguas. Tipicamente, do advento, passando pelo final do ano, ano novo até a quaresma, colocamos no ar esses anúncios várias vezes. Noventa por cento das pessoas na área de cobertura da televisão assistem aos anúncios duas ou três vezes por dia e quando a campanha acaba tem muito burburinho na mídia secular, muitas discussões em bares e salões de beleza, no trabalho, todo mundo viu os anúncios e estão falando deles. Protestantes, católicos, ex-católicos, muçulmanos, judeus, mídia secular... isso abre um dialogo positivo.

De forma maravilhosa, rodamos os testes antes dos anúncios irem ao ar em nosso grupo de pessoas que será nossa amostra, foi demostrado que as pessoas com frequência vinham ao grupo de estudos com uma impressão negativa sobre o catolicismo e a igreja católica, sendo eles protestantes, ex-católicos, ou mesmo católicos praticantes, e pessoas sem fé...mas depois de verem o comercial uma vez, 76% dos pesquisados pelo grupo de foco diziam: “Eu acho que é uma mensagem muito positiva, gostei muito”. Esses dados são uma aprovação muito forte, e as empresas de Hollywood que se especializaram em testes para trailers de filmes e introdução de produção nos disseram: “Vocês tem um sucesso, pegaram o tigre pela cauda, então lancem isso”. Tivemos mais algumas perguntas de acompanhamento , que são provavelmente mais importantes: “Agora que você viu os anúncios, você consideraria voltar para a igreja?” – se eles fossem católicos afastados, e se fossem não-católicos, protestantes, ou quem sabe, agnósticos: “Você consideraria olhar para a fé católica? Miraculosamente 53% de ambos os grupos disseram sim, eu levaria isso em consideração.
Então, estamos aprendendo muito com essa comunicação, de forma profissional, usando os dons dados por Deus, e os nossos primeiros frutos, da mesma maneira os anunciantes seculares colocaram uma mensagem para o mundo , “Podemos fazer o trabalho de Deus pela Nova Evangelização que o Papa João Paulo II tanto falou”. Ele chamou os leigos através da Encíclica “Christi Fidelis Laici" para viver e servir à igreja em nossas ocupações. Quando combinamos conhecimento e experiência com os talentos que Deus nos deu , no mundo secular com a fé e a oração guiada pelo Santo Espírito, os frutos nascem como milagres, como esse apostolado e seus resultados.

Tradução: Thais Silfer
Revisão: Cezar Martins Fiorio

Nenhum comentário:

Postar um comentário